09 novembro 2010
08 novembro 2010
Consciência Negra
OUTRAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
- Pesquisa em jornais e revistas das palavras: Trabalho, escravo, Brasil, Portugal e África.
-Pesquisa em jornais e revistas das palavras: Trabalho, escravo, Brasil, Portugal e África.
- Identificação de palavras pesquisadas através de caça-palavras
- Leitura do texto “Zumbi pensava diferente”
- Observação do mapa mundi para localização do Brasil, África, Portugal.
- Decomposição da palavra PALMARES para formação de novas palavras.
- Roda de conserva enfocando a diferença entre o dia 13 de maio e o dia 20 de novembro
- Tentativa de escrita de palavras
- Construção de um glossário com palavra de origem africana
- Rodas de conversa enfocando a irmandade dos homens, que todos somos iguais.
- Pesquisa de gravuras ou fotos que demonstrem atos fraternos entre brancos e negros.
- Exploração de sons afros: tambor, atabaque, berimbau.
- Confecção de chocalhos;
TEXTOS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA
|
História - O ratinho branco e o grilo sem asas
Um ratinho branco encontra um grilo preto que nasceu sem asas.
Eles se tornam grandes amigos. Conheça o início dessa amizade.
—E das minhas asas, que é que você acha ?
—Quer saber ? Eu nem noto mais isso. Acho que você é formidável.
—Obrigado.
—Sua casa é aí ?
—É. Moro aqui há muito tempo. E você onde mora ?
—Logo ali. Não é longe. Quer ir até lá ?
—Gostaria, mas você sabe, ando muito devagar e ...
—Mas eu não tenho pressa. Poderíamos conversar ...
—Você gosta de conversar ?
—Se gosto. Gosto muito mesmo. E você ?
—Gosto, mas converso pouco. Quase não tenho amigos. Esse meu defeito...
—Não pense nisso. Você gostaria de Ter um rato branco como amigo?
—Adoraria.
—Muito bem ! Olhe para mim. Já somos amigos. Agora vamos.
E foi assim que um ratinho branco e um grilo preto e sem asas tornaram – se amigos. Caminhavam lentamente sobre a relva, e o sol, que já descia no céu, cobria com seus raios de luz os amigos aquecidos pelo afeto que brotava em seus corações.
Conversaram muito, e nessa conversa foram compreendendo e aceitando a realidade de cada um. É maravilhosa a amizade quando aceitamos o outro como ele é.
.
( Maria Armanda Capelão)
Eles se tornam grandes amigos. Conheça o início dessa amizade.
—E das minhas asas, que é que você acha ?
—Quer saber ? Eu nem noto mais isso. Acho que você é formidável.
—Obrigado.
—Sua casa é aí ?
—É. Moro aqui há muito tempo. E você onde mora ?
—Logo ali. Não é longe. Quer ir até lá ?
—Gostaria, mas você sabe, ando muito devagar e ...
—Mas eu não tenho pressa. Poderíamos conversar ...
—Você gosta de conversar ?
—Se gosto. Gosto muito mesmo. E você ?
—Gosto, mas converso pouco. Quase não tenho amigos. Esse meu defeito...
—Não pense nisso. Você gostaria de Ter um rato branco como amigo?
—Adoraria.
—Muito bem ! Olhe para mim. Já somos amigos. Agora vamos.
E foi assim que um ratinho branco e um grilo preto e sem asas tornaram – se amigos. Caminhavam lentamente sobre a relva, e o sol, que já descia no céu, cobria com seus raios de luz os amigos aquecidos pelo afeto que brotava em seus corações.
Conversaram muito, e nessa conversa foram compreendendo e aceitando a realidade de cada um. É maravilhosa a amizade quando aceitamos o outro como ele é.
.
( Maria Armanda Capelão)
12 setembro 2010
31 agosto 2010
26 agosto 2010
Projeto Plantas (educação Infantil)
Projeto Plantas
Justificativa
A preservação do meio ambiente é condição necessária a sobrevivência humana, e a educação ambiental é o meio mais eficaz de se formar cidadãos mais preocupados com o futuro do meio ambiente, e consciente da necessidade do desenvolvimento sustentável.
Educar as crianças hoje, para a preservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável é o melhor caminho de se garanti o futuro da humanidade. .
Objetivo Geral
Reconhecer a importância das plantas em nossa vida e suas diversas utilidades.
Objetivos específicos
• Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
• Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência;
• Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.;
• Diferenciar as partes da planta;
• Reconhecer a importância das plantas para nossa vida;
• Desenvolver habilidades lógico matemáticas;
• Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
CONTEÚDO:
• Atividades orais e escritas;
• Plantio de diferentes mudas;
• Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo plantas;
• Brincadeiras;
• Músicas e Danças;
• Culinária (apresentação de chá);
• Pinturas, Dobraduras e Recortes;
• Matérias recicláveis (sucatas);
• Histórias com fantoches;
• Confecção de livros;
• Técnicas de pintura;
• Massinha de modelar;
• Confecção de esculturas em flores;
• Murais;
• Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
• Exposição de telas –artistas da cidade..
MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, Sementes.
Justificativa
A preservação do meio ambiente é condição necessária a sobrevivência humana, e a educação ambiental é o meio mais eficaz de se formar cidadãos mais preocupados com o futuro do meio ambiente, e consciente da necessidade do desenvolvimento sustentável.
Educar as crianças hoje, para a preservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável é o melhor caminho de se garanti o futuro da humanidade. .
Objetivo Geral
Reconhecer a importância das plantas em nossa vida e suas diversas utilidades.
Objetivos específicos
• Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
• Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência;
• Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.;
• Diferenciar as partes da planta;
• Reconhecer a importância das plantas para nossa vida;
• Desenvolver habilidades lógico matemáticas;
• Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
CONTEÚDO:
• Atividades orais e escritas;
• Plantio de diferentes mudas;
• Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo plantas;
• Brincadeiras;
• Músicas e Danças;
• Culinária (apresentação de chá);
• Pinturas, Dobraduras e Recortes;
• Matérias recicláveis (sucatas);
• Histórias com fantoches;
• Confecção de livros;
• Técnicas de pintura;
• Massinha de modelar;
• Confecção de esculturas em flores;
• Murais;
• Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
• Exposição de telas –artistas da cidade..
MATERIAS UTILIZADOS:
Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, Sementes.
Assinar:
Postagens (Atom)